Feito de JOA

Sem adição de leveduras, enzimas ou sulfitos, este é o mais orgânico JOA alguma vez produzido, graças às propriedades únicas da dos nossos castanheiros. Um vinho autêntico, com baixa degradação e indiscutível qualidade pela forma como sabe respeitar a uva tal como se apresenta na natureza. Um vinho único, fruto de paixão e inovação, feito de JOA.

Casa do JOA
Casa do JOA

Branco/White 2020

Vinho Regional Transmontano

Aspecto Visual

Potente cor castanho claro com reflexos entre atijolados, e ambar. 

Aspecto Olfativo

Intensas notas de frutos amarelos como marmelos em compotas, assim como peras, maçãs, e outros frutos secos como castanhas e nozes. Frescor de feno. Leves notas terrosas, resinas, madeiras finas e especiais secas. Etéreo e complexo.

Aspecto Gustativo

As notas de frutos secos são impactantes, intensas e persistentes, de muito bom corpo. Seco, de acidez firme. Macío. Bom final, com retrogosto potente que lembra a vinhos fortificados brancos antigos, resinas, canela, cravo, e castanhas confitadas.

Harmonização / Pairings

Trata-se de um vinho de curtimenta (orange wine), complexo, e delicado. A sua versatilidade permite harmonizar bem cogumelos frescos e silvestres, assim como pratos suculentos (feijoadas e cassoulets), bacalhau e aves de caça. Acompanha bem pratos vegetarianos. Alguns connaisseurs ousados indicam este vinho para um pie de pêssegos ou uma tarte Tatin. Servir entre 12ºC e os 14ºC

Castas

Esgana cão, Formosa, Siria, Douradinha, Gouveio, Folgasão, Chasellas Salsa, Moscatel e outras.

Estágio
21 meses em barricas usadas

Terroir

Solo com ampla presença de xisto
Amplitude térmica elevada
Altitude: 800m
Vinhas centenárias com mais de cento e vinte anos, pré-filoxera e muitas em pé franco.
Presença de leveduras indígenas.

Detalhes Técnicos

Sem adição de sulfitos, protegido com ChestWine.

Teor Alcoólico: 14,5 %
Acidez (pH): 3,66
Acidez total: 5,55 g/l
Açúcares: 0,6 g/dm3
SO2 total / Sulfitos: 15,3 mg/dm3

Feito de JOA

A empresa portuguesa Tree Flower Solutions e a Casa do JOA lançaram o primeiro vinho certificado a nível mundial com Chestwine, um produto natural para proteção e conservação de vinhos em substituição dos sulfitos.

A Casa do JOA está em colaboração com Instituto Politécnico de Bragança e outros institutos universitários em projetos de inovação e desenvolvimento relacionados com o vinho e a vinha. A TFS é uma empresa dedicada à investigação e desenvolvimento, produção e exploração comercial de conservantes naturais para a indústria agroalimentar e em especial de bebidas, nomeadamente a indústria vinícola e seus derivados. 
A Casa DO JOA é sócia da TFS desde 2021 e faz parte da equipa de desenvolvimento dos diversos produtos, incluindo o ChestWine.

https://www.treeflowerssolutions.pt/

O ChestWine é um produto inovador 100% natural, patenteado tanto a nível nacional como internacional (Nº 17726998.2) com elevadas propriedades de conservação, antioxidantes, antimicrobianas e estabilizantes, através da flor do castanheiro (Castanea sativa Mill.). 

A vantagem da utilização deste ingrediente é sobretudo a completa eliminação da adição de sulfitos aos vinhos, permitindo aos produtores obterem vinhos com melhor expressão do seu Terroir e dentro da abordagem “Natural”. Por outro lado, este ingrediente conservante natural traz também uma mais-valia para o consumidor, na medida em que pode disfrutar de um vinho com as mesmas características físico-químicas e sensoriais, mas mais saudável e sem sulfitos adicionados.  

https://www.treeflowerssolutions.pt/chestwine/

Processo
Todo o processo de  viticultura e vinificação do vinho, respeita tratamentos orgânicos e naturais. São usadas as leveduras indígenas presentes, sem adição de enzimas ou outros produtos enológicos. O vinho é protegido com adição de extrato de flor de castanheiro – ChestWine.

Casa do JOA
Casa do JOA